7 sinais que sua empresa precisa se defender de um ataque hacker (Ransomware)

Empresas de todos os tipos e tamanhos correm um risco real de um ataque hacker a qualquer momento, sendo que o pior deles é de ransomware. A ideia por trás desse software malicioso é simples: bloquear e criptografar os dados do computador da empresa e, em seguida, exigir um resgate para restaurar o acesso.

Assim, a vítima recebe uma mensagem com um prazo para pagar ao criminoso usando criptomoedas, geralmente o Bitcoin, que não pode ser rastreado. Do contrário, corre o risco de perder o acesso a seus dados. E como um ataque hacker é feito por ladrões cibernéticos, pagar o resgate não garante que o acesso seja restaurado.

O ransomware mantém seus arquivos pessoais como reféns, impedindo seu acesso a documentos, arquivos de mídia e informações financeiras. Esses arquivos ainda estão no seu computador, mas o malware criptografou o dispositivo, tornando os dados inacessíveis.

Talvez você esteja preocupado com essa ameaça porque percebeu alguns sinais de que a sua rede está vulnerável a ataque hacker com ransomware, e agora pretende tomar alguma iniciativa para defender sua empresa desse tipo de ataque. Para ajudar, conheça agora 7 sinais importantes.

1 – Conteúdo do arquivo codificado

O ransomware não apenas embaralha o nome do arquivo, mas também todo o conteúdo para torná-lo inútil. Somente a chave de descriptografia pode decifrá-lo e restaurar seu formato original e isso está nas mãos dos hackers. Portanto, quando você notar que o conteúdo do arquivo está confuso sem motivo, esse é um dos sinais de que um ransomware infectou o computador.

2 – Computador foi bloqueado

O ransomware nega o acesso do usuário ao dispositivo. Assim, logo que obtém acesso ao computador, ele realiza um bloqueio passando na tela instruções sobre como pagar o resgate. Se você ligar o computador e vir um cadeado vermelho na tela, esse é outro sinal de infecção por ransomware.

3 – Navegadores da Web foram bloqueados

O ransomware também corrompe os navegadores da web, porque muitas pessoas confiam na Internet como fonte de informação. Sem os navegadores não haverá informações. 

Então, quando você abre o navegador e vê um aviso de que você precisa pagar certa quantia em dinheiro em Bitcoin para desbloquear, sem dúvida, o ransomware é responsável por isso. Certamente, esse é um sinal de ataque hacker.

4 – Arquivos criptografados

Arquivos criptografados são sinais claros de ransomware no computador. O ransomware foi projetado para isso. Quando você tenta abrir um arquivo como uma foto, documento ou vídeo e o Windows notifica que você não tem permissão para abrir esse arquivo, é um sinal de ransomware. Você nunca poderá recuperá-los sem a chave de descriptografia, a menos que os arquivos tenham sido copiados.

5 – Atividade estranha no navegador

Alguns hackers entram direto no computador e o controlam como se estivessem na frente dele. Se você perceber alguma atividade do navegador que não seja sua (ou de alguém de sua empresa), isso poderá significar problemas.

Um vírus de computador pode redirecionar a atividade do navegador e impedir que você acesse os sites que deseja. Além disso, o malware colocado por um ataque hacker pode impedir que você baixe as atualizações mais recentes do sistema ou antivírus.

Existem malwares por aí que os hackers usam para desativar seu antivírus e criar confusão. Se você perceber que o seu antivírus desliga sozinho, existe um hacker em ação.

7 – Seu computador está mais lento que o normal

A conectividade com a Internet melhorou ao longo dos anos, portanto, se você notar que sua conexão está diminuindo, é possível que alguém esteja usando e fazendo o download de dados do seu disco rígido. Além disso, algumas coisas estranhas podem estar acontecendo na tela. 

Exceto por anúncios online irritantes e intrusivos, não deve haver muitas surpresas na tela. Se você vir coisas estranhas, barras de ferramentas, pop-ups ou novos programas que não tinha antes, provavelmente você foi hackeado.

Como proteger sua empresa contra a ameaça de um ataque hacker

Mesmo que a ameaça de ataques cibernéticos seja real, é fácil ignorar até que você seja realmente atingido. No entanto, se a sua empresa possui presença online, armazena dados de clientes e usa software baseado em nuvem, é essencial uma estratégia completa de segurança cibernética.

As etapas para alcançar a tranquilidade e a segurança financeira devem envolver o uso de criptografia de dados atualizada, backup de dados, firewalls e software anti-malware. Implementar isso juntamente com uma educação completa e contínua dos funcionários sobre segurança cibernética é realmente sua melhor aposta para garantir que a ameaça de um ataque cibernético nunca se torne sua realidade.

Mas, se você suspeita que a rede de computadores da sua empresa pode ter sido invadida por hackers, o melhor a fazer é procurar ajuda de especialistas em cibersegurança para resolver o problema.

E aí, gostou? Conta pra gente aqui nos comentários como a sua empresa otimiza a segurança digital!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo