A verdade que ninguém nunca contou a você sobre prejuízo financeiro em decorrência dos dados serem sequestrados

O risco de algum hacker atacar sua empresa aumenta a cada ano. Os objetivos dos cibercriminosos variam, desde a desativação do sistema até o sequestro de dados confidenciais, dessa forma, uma empresa pode ter muito prejuízo financeiro em decorrência dos dados serem sequestrados.

Todos os dias, empresas do mundo inteiro perdem milhões de dados sigilosos devido à vulnerabilidade em seu sistema ou a uma falha humana. A grande maioria dos dados roubados podem ser descriptografados e usados para extorquir os empresários ou realizar atividades ilegais. 

São dados de login, detalhes de pagamento, registros contábeis ou de saúde, além de informações sobre produtos e projetos, pedidos ou parceiros. Por exemplo, se você não conseguir fornecer bens ou serviços. que foram pré-acordados, porque sua atividade está suspensa devido a um ataque de hackers, terá ainda mais problemas.

Uso indevido de dados

Pense nas consequências do uso indevido de dados de uma loja virtual, por exemplo. Os servidores podem ser invadidos por hackers para roubar detalhes de pagamento diretamente dos navegadores de Internet dos clientes. 

Nesse caso, quando os usuários efetuarem uma compra no site e adicionarem os números do cartão de crédito, os hackers recebem as informações e roubam os dados de pagamento para usar indevidamente em compras online. 

Isso geralmente ocorre devido à inserção de dados de pagamento em formulários inseguros que podem ser rastreados. Além do prejuízo financeiro em decorrência dos dados serem sequestrados, a empresa pode ser acionada na Justiça para reparar os danos causados aos clientes.

Má reputação e perda de clientes

O roubo de dados também pode afetar a reputação das empresas, e isso pode resultar na perda de clientes e parceiros de negócios. Certamente, clientes que tem seus dados pessoais roubados deixarão de usar os serviços de determinada empresa porque não a consideram confiável. 

Portanto, a comunicação com os clientes imediatamente após a detecção do incidente é uma das etapas mais importantes para amenizar os danos. É fundamental explicar como o problema surgiu e o que foi feito para impedir que os dados roubados fossem mal utilizados. Dessa forma será preciso começar um processo de recuperação da confiança do cliente.

De fato, um ataque bem-sucedido de hackers pode causar problemas de longo prazo para as empresas. Depois que os invasores têm acesso ao sistema, eles podem explorar a infraestrutura corporativa de várias maneiras. 

Na maioria das vezes, espalham spam ou e-mails de anúncios (se conseguirem acessar o servidor de e-mail). Além disso, o uso indevido do sistema para ataques DDoS também é bastante comum. 

O impacto financeiro do ataque de hackers

A longo prazo, os ciberataques também comprometem o orçamento das empresas, já que geram um aumento nas despesas financeiras. Isso porque será necessário reparar o hardware e o software infectado, além de pagar especialistas em segurança para melhorar a proteção da rede.

Portanto, pense no prejuízo financeiro em decorrência dos dados serem sequestrados e responda as seguintes perguntas:

– Quanta receita sua empresa perderia se não pudesse acessar dados, computadores, servidores durante uma semana?

– Quanto sua empresa teria que pagar para especialistas em cibersegurança para trazer a rede de volta e garantir a limpeza dos sistemas?

– Quanto sua empresa pagará para limpar ou substituir as máquinas infectadas com rapidez e eficiência?

– Quanto sua empresa teria que pagar de indenização para clientes, fornecedores ou parceiros de negócios que entraram com ações na justiça buscando reparar suas perdas?

É um desafio retornar à operação normal

Após um ataque cibernético bem-sucedido, os dados podem ser recuperados e a empresa reiniciar as operações de rotina. No entanto, muitas empresas não conseguem se manter de pé novamente.

Mesmo empresas com formação sólida costumam ter problemas para enfrentar os resultados de ataques de hackers. Portanto, isso pode significar o fim da empresa.

Como se proteger?

Por fim, existem algumas etapas específicas que todas as empresas precisam seguir para proteger seus negócios contra ataques cibernéticos:

– Proteger seu hardware;

– Criptografar e fazer backup de todos os seus dados;

– Incentivar uma cultura centralizada na segurança;

– Usar firewall robusto e software anti-malware.

Implementar isso juntamente com uma educação completa e contínua dos funcionários sobre segurança cibernética é a melhor aposta para garantir que a ameaça de um ataque cibernético nunca se torne sua realidade.

Quer se aprofundar no assunto? Leia mais:

Conclusão

O impacto na produtividade e na reputação é um motivo de preocupação, mas o dano financeiro é onde está o verdadeiro perigo. A maioria dos especialistas em tecnologia desaconselha o pagamento para a recuperação de dados sequestrados. Além do alto custo, isso não garante que os criminosos cumpram o acordo de devolver o acesso aos seus dados.

Se você deseja proteger os dados de sua empresa contra ataques cibernéticos para evitar enormes perdas financeiras, invista regularmente na segurança da rede. Contar com um especialista em segurança é fundamental.

Curtiu? Então, siga a Aenova nas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn e acesse conteúdos como esse todos os dias!

Equipe Aenova

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo