Como nós resolvemos o problema da rede corporativa estar sem condições de trabalho

Reunião no escritório

Ao acessar seu computador percebeu que parece mais lento, ou talvez você não consiga mais abrir os documentos ou arquivos disponíveis anteriormente? Saiba que esses são sinais de rede corporativa sem condições de trabalho.

Você pode estar recebendo mensagens de erro do Windows informando o seguinte: “tipo de arquivo desconhecido” ou “O Windows não pode abrir este arquivo”.

Outra possibilidade é que você esteja completamente bloqueado no seu sistema. Se você estiver em um escritório, poderá olhar em volta e ver que outras pessoas estão enfrentando o mesmo problema. E assim como você, todos estão se perguntando: o que está acontecendo?

Então você vê uma mensagem na tela do computador confirmando seus medos: a rede corporativa foi invadida por ransomware e os criminosos por trás do ataque estão exigindo dinheiro para devolver seus sistemas. 

E agora o que fazer?

Calma! Nós podemos resolver esse problema desenvolvendo um plano de resposta para lidar com o ataque de ransomware. Nossos profissionais de cibersegurança analisam os riscos para aplicar estratégias que evitem violações. Assim, as informações da rede corporativa são protegidas contra roubo, duplicação ilegal e acesso não autorizado. 

Conheça alguns procedimentos fundamentais que podem ser usados para fazer a rede corporativa voltar a operar depois de um ataque hacker.

As regras de uso na infraestrutura de TI

Nossa empresa é composta de especialistas em segurança cibernética que projetam e implementam protocolos de segurança em uma rede de computadores. Isso envolve controlar e gerenciar dados aos quais os usuários normalmente têm acesso fácil.

Realizar a autenticação de senhas e firewalls também é importante. Assim, são instalados aplicativos que bloqueiam o acesso a determinados sites, além de restringir a instalação e o uso de programas específicos.

No caso de um funcionário da empresa violar os protocolos, a equipe de segurança alerta rapidamente o departamento responsável para proteger a empresa contra riscos operacionais e de reputação.

Proteção contra possíveis ataques

As empresas de bom senso têm uma coisa em comum: utilizam os serviços certos de cibersegurança. Isso porque perceberam que é necessário um protocolo de segurança eficiente para evitar possíveis ataques de hackers na rede corporativa.

Ideia de economia de custos e produtividade

Os ataques cibernéticos custam caro. Pequenas empresas precisam ter muito cuidado e se proteger de tais ataques para não enfrentar um grande prejuízo financeiro. Existe uma relação entre segurança cibernética e produtividade. Isso ocorre porque, quanto mais você está seguro, mais atrai clientes para compras online.

Os clientes fornecem dados do cartão de crédito apenas para sites confiáveis. Quando o consumidor sabe que está inserindo dados pessoais em um site seguro, faz a compra sem preocupação.

Redução de risco

Manter a segurança da rede é um desafio para inúmeras empresas devido à hacks, fraudes e sequestro de dados sensíveis de clientes. É altamente recomendável colocar em prática medidas de segurança apropriadas para que a rede corporativa possa funcionar sem problemas. Isso ajuda a reduzir esse tipo de risco.

Se você administra uma pequena empresa, precisa criar um plano anti-hack mais cedo ou mais tarde. Algumas horas dedicadas à sua segurança podem economizar tempo, dinheiro e sofrimento nos anos seguintes. 

Resposta rápida a ataques hackers

Saiba que é possível reforçar a segurança da sua empresa com algumas etapas inteligentes para dificultar a penetração de hackers na rede corporativa. Nossa empresa de cibersegurança oferece as melhores maneiras de responder a ataques. 

Assim, são listadas as possíveis medidas preventivas a serem adotadas, como software antivírus, criptografia e firewalls.

Dessa forma, as organizações não precisarão se preocupar com riscos, porque nossos profissionais cuidarão das necessidades de segurança com o objetivo de impedir ataques de ransomware. No entanto, sua empresa também deve tomar medidas de segurança como o backup dos dados. 

Lista de tarefas para garantir a segurança da rede corporativa

É fundamental compreender as informações que precisam ser protegidas e determinar as medidas de segurança mais adequadas ao tipo de informação. Isso inclui:

– Proteger informações pessoais ou confidenciais contra acesso ou uso não autorizado:

– Identificar potenciais riscos de segurança;

– Projetar estratégias e sistemas defensivos contra intrusos;

– Sistemas de monitoramento de atividades incomuns (por exemplo, acesso não autorizado, modificação, duplicação ou destruição de informações).

Desenvolver novos sistemas e protocolos defensivos

– Criar novas camadas de proteção;

– Atualizar sistemas de segurança; 

– Conceder permissão e privilégios a usuários autorizados;

– Verificar se há violações não detectadas que possam ter ocorrido;

– Manter a empresa atualizada sobre as tendências e novos procedimentos de segurança cibernética.

Separamos esses artigos para você se aprofundar:

Conclusão

Embora o conselho para as empresas seja ter um plano antes de ser vítima de um ataque de ransomware, se o pior acontecer e você não tiver uma estratégia, é importante que não entre em pânico. Decisões improvisadas não ajudarão a resolver a situação.

Quer mostrar, agora, que você está atento ao que pode acontecer com a sua rede? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais — e aproveite para marcar os colegas de de profissão que também vão se interessar pelas dicas vistas neste post!

Equipe Aenova

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo