Como obter sucesso em se defender de um ataque hacker

Só porque você administra uma pequena empresa, não significa que esteja fora da mira de um hacker. Infelizmente, empresas de pequeno porte também estão suscetíveis a invasões criminosas, simplesmente porque estão despreparadas. Neste artigo vamos explicar como você pode obter sucesso em se defender de um ataque hacker.

Entenda o que são dados confidenciais

Geralmente, os dados do cartão de crédito costumam ser alvo de ataques cibernéticos, mas você pode ter outras informações igualmente valiosas, dependendo do setor de mercado em que atua. Portanto, analise os dados que deve proteger.

Oriente seus funcionários

O primeiro passo para proteger seus dados contra ataque hacker é orientar seus funcionários para garantir que estejam atualizados sobre os métodos mais recentes usados ​​por esses criminosos. 

Além disso, todos na sua empresa devem estar cientes da segurança cibernética e do melhor comportamento associado a ela. É importante que os funcionários tenham conhecimento de como funciona um ataque hacker com ransomware, bem como o que devem fazer se detectarem uma violação ou um problema.

Por exemplo, você não deseja simplesmente negar-lhes visitas a determinados sites em computadores de escritório, mas explique os perigos desse comportamento. Quanto mais seus funcionários souberem sobre ataques cibernéticos e como proteger seus dados, melhor para a sua empresa. 

A maneira mais fácil de impedir que eles cliquem em um link infectado vindo por e-mail é evitar que o e-mail chegue à caixa de entrada. Para isso é preciso usar a verificação de conteúdo e a filtragem de e-mail, que devem evitar muitos golpes de phishing e ransomware antes que eles alcancem sua equipe de trabalho.

Proteja seu hardware

As violações de dados também podem ser causadas pelo roubo de equipamentos. Se seus servidores, laptops, telefones celulares ou outros eletrônicos não forem seguros e fáceis de roubar, você estará correndo um grande risco. Câmeras de segurança e alarmes ajudarão, mas bloquear manualmente computadores e servidores ajudará ainda mais.

Corrija vulnerabilidades no software

A correção de falhas de software é um trabalho demorado, mas essencial para segurança dos dados da sua empresa. Os hackers aproveitam todas as vulnerabilidades de software e tentam usá-las como uma maneira de entrar em redes antes que as empresas tenham tempo de corrigir falhas no sistema. 

Use programas de segurança apropriados

A maneira mais simples de começar a proteger seus negócios é usar um software atualizado. Às vezes, as atualizações constantes podem parecer uma chatice, mas você não deve ignorá-las. 

Embora seja possível usar um software que não esteja atualizado, isso pode aumentar a chance de um ataque hacker com ransomware. Os desenvolvedores de software estão constantemente ajustando seu código e melhorando a segurança do sistema contra os malwares mais recentes. 

Se você não se mantiver atualizado, colocará a segurança da sua empresa em risco. Além disso, você também precisa se acostumar a fazer regularmente backup de seus sistemas. 

Sua empresa pode precisar de vários pacotes de segurança diferentes, mas o essencial inclui:

Secure Sockets Layer (SSL)

Essa é uma ferramenta essencial para proteger as informações que os usuários enviam entre o site e o banco de dados. O código impede que as informações sejam lidas ou acessadas indevidamente.

Firewall de aplicativos da Web

Um firewall de aplicativos da Web (WAF) pode ser baseado em software ou hardware. É essencialmente uma proteção entre o serviço do site e a conexão de dados, vasculhando todas as informações que passam entre esses dois sistemas. O WAF normalmente é um sistema baseado em nuvem.

Verifique se sua rede Wi-Fi é segura

Se sua rede Wi-Fi não for segura, está em risco. Obviamente, as redes com fio são mais seguras, porém não são tão versáteis. Se sua empresa precisa usar uma rede sem fio, é importante desativar no roteador a função de transmissão de identificador de conjunto de serviços. 

Ao fazer isso, sua rede fica oculta e praticamente invisível para bisbilhoteiros, além de ser acessível apenas a usuários com o nome exato da rede. 

Além disso, se você estiver usando o Wi-Fi, é importante atualizá-lo para o padrão de criptografia mais recente que possui uma chave de criptografia mais longa e mais difícil de invadir. Evite usar senhas que façam sentido. Crie uma senha sem sentido, cheia de letras, números e pontuação. 

Instalar anti-malware e antivírus são obrigatórios

Programas profissionais de anti-malware e antivírus é uma necessidade absoluta para proteger sua empresa contra ataque hacker com ransomware. Assim será possível bloquear worms maliciosos que prosperam em equipamentos mais antigos e em softwares desatualizados.

Alterar senhas padrão em todos os pontos de acesso

Como muitas empresas não conseguem alterar senhas padrão ou usar combinações difíceis de adivinhar, os hackers acabam prosperando. Existem etapas a serem cumpridas para reduzir o risco de um ataque, desde garantir a utilização de senhas fortes, alterar a porta RDP, até limitar sua disponibilidade a apenas os dispositivos que realmente precisam.

Você gostou deste conteúdo? Compartilhe com sua equipe e amigos! Aproveite e acesse também o nosso blog tem sempre um conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo