Como parar ataques de Ransomware

O que é ransomware, por que é um método de ataque tão eficaz e como proteger sua empresa contra isso? Neste artigo você encontrará as respostas.

O ransomware é uma forma avançada de ataque cibernético, sendo uma das maiores ameaças enfrentadas pelas equipes de segurança em todo o mundo. É usado para atingir grandes empresas, sistemas estatais e redes governamentais.

Embora simples no conceito, o ransomware é extremamente prejudicial. É um malware que, quando baixado para um dispositivo, embaralha ou exclui todos os dados até que um resgate seja pago para restaurar os arquivos. 

Existem diferentes tipos de ransomware. Alguns ameaçam liberar os dados criptografados ao público, o que pode ser prejudicial para as empresas que precisam proteger dados de clientes ou parceiros de negócios. Também há o scareware, que inunda o computador com pop-ups e exige um valor em dinheiro para resolver o problema. 

Como o ransomware funciona?

O ransomware começa com o download de um software malicioso em um computador desktop, laptop ou smartphone. Isso geralmente acontece devido a algum erro do usuário ou falta de segurança no sistema.

Um método comum de distribuição de ransomware é através de ataques de phishing. Isso ocorre quando um e-mail aparentemente legítimo induz o usuário a abri-lo, o que instalará o malware em seu dispositivo. Outro método popular de espalhar ransomware é usar o estilo de vírus ‘Cavalo de Troia’. 

Criptografando arquivos

Em segundos, o software malicioso assumirá o processo no dispositivo e procurará por arquivos a serem criptografados, o que significa que todos os dados contidos neles serão codificados. 

Provavelmente, o ransomware excluirá todos os arquivos que não puder criptografar. Todo esse processo acontece de maneira extremamente rápida.

Assim, é enviada uma mensagem aos usuários informando que seus arquivos estão bloqueados e que, se um pagamento não for feito, tudo será excluído.

A quantia em dinheiro exigida provavelmente será em bitcoin, pois esse método de pagamento não pode ser rastreado.

O que fazer se o seu computador for infectado

É difícil lidar com o ransomware depois que os arquivos são capturados. No entanto, a maioria dos especialistas, desaconselha o pagamento do resgate. Aqui está o porquê:

– Primeiro, pagar o resgate incentiva os criminosos a continuarem aplicando esse golpe

– Segundo, não há garantia de que você receberá seus arquivos de volta

Desconectar-se da rede para proteger outros computadores

A última coisa que você precisa é que o ransomware se espalhe para outro computador na sua rede ou obtenha arquivos armazenados em outro dispositivo conectado à rede. Portanto, desative sua conexão de rede assim que receber o alerta de ransomware.

Remova o Ransomware

Vasculhar o seu computador e criptografar seus arquivos leva tempo, então o melhor a fazer é remover o ransomware o mais rápido possível para minimizar os danos. Se você possui um antivírus poderoso no seu computador, isso deve ajudar. No entanto, a remoção do malware não devolve seus arquivos.

Procure um especialista em cibersegurança

Felizmente, há uma enorme comunidade de especialistas em segurança cibernética trabalhando para desvendar as mais recentes variedades de ransomware. Por isso, se você não conseguir recuperar seus arquivos, procure um profissional qualificado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo