Como reparar vulnerabilidades na sua rede em 7 passos

Os ataques de hackers estão cada vez mais frequentes nas empresas. Independentemente de seu tamanho ou segmento, o foco é o sequestro de dados para pedido de resgate, enfim, você deve estar preocupado com possíveis vulnerabilidades em sua rede e como resolvê-las.

Antes de mais nada, vamos explicar o que significa uma vulnerabilidade de rede. Estamos falando de uma fraqueza ou falha nos processos organizacionais ou de software e hardware. Assim, quando comprometidos por uma ameaça, podem resultar em uma violação de segurança.

As vulnerabilidades de rede não-físicas geralmente envolvem software ou dados, por exemplo, um sistema operacional pode estar vulnerável a ataques de hackers se não for atualizado com os programas de correção mais recentes, sem isso, um vírus pode infectar o sistema operacional, o host em que está localizado e potencialmente toda a rede.

Causas de vulnerabilidades

- A estrutura grande e complexa das redes é uma possível causa de falhas na arquitetura que levará à vulnerabilidade.

- A implantação de tipos semelhantes de hardware, design de rede, ferramentas de software, sistema de codificação etc, aumentará as chances do hacker decifrar facilmente o código do sistema, que deve se tornar propenso a exploração.

- Os programas que são mais dependentes de conexões físicas de rede e conectividade de portas são mais vulneráveis.

- Programas de rede e PCs que usam senhas fracas para fins de segurança são facilmente explorados pelo invasor.

- Os sistemas operacionais que dão acesso facilmente a qualquer programa de software e cada usuário que deseja acessá-lo, também são invadidos facilmente por um hacker que pode fazer alterações no programa para obter benefícios.

- Muitos sites contêm malware prejudiciais e outros vírus que podem ser instalados no sistema quando acessados. Assim, tudo é infectado por um vírus e qualquer informação pode vazar do computador.

- Um erro de software explorável no programa levará a uma vulnerabilidade de software.

Como reparar vulnerabilidades na sua rede em 7 passos

1 - Reforce o controle de acesso

O controle de acesso é uma parte importante da segurança, portanto, quando esse sistema é fraco deixa seus dados suscetíveis a acesso não autorizado. Enfim, aumente as medidas de controle de acesso usando um sistema de senha forte. 

Você deve ter uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, além disso, sempre redefina todas as senhas padrão. Por fim, crie uma forte política de controle de acesso.

2 - Mantenha o software atualizado

Por mais irritantes que esses alertas de atualização possam ser, eles são vitais para a saúde da sua rede. Do antivírus ao sistema operacional do computador, verifique se o software está atualizado. 

Quando uma nova versão do software é lançada, geralmente inclui correções para vulnerabilidades de segurança. As atualizações manuais de software podem levar muito tempo. Use as atualizações automáticas para o maior número possível de programas.

3 - Padronize o software

Mantenha seus sistemas protegidos padronizando o software. Não saber qual software está na sua rede é uma enorme vulnerabilidade de segurança, portanto, verifique se todos os computadores usam o mesmo sistema operacional, navegador, reprodutor de mídia e plugins.

4 - Use medidas de proteção de rede

Proteger sua rede é crucial. Para manter sua rede e seu tráfego protegidos faça o seguinte:

- Instale um firewall

- Garanta controles de acesso adequados

- Use IDS / IPS para rastrear possíveis inundações de pacotes

- Use segmentação de rede

- Use uma rede virtual privada (VPN)

- Realize manutenção adequada

5 - Treinamento de funcionários

Às vezes, ameaças externas são bem-sucedidas devido a uma ameaça interna. Por outro lado, o ponto mais fraco da proteção de dados pode ser seus próprios funcionários.

Garanta que todos sejam capazes de identificar ameaças. Eles também devem saber com quem entrar em contato em caso de uma violação de segurança.

Forneça treinamento a todos ao longo do ano e não deixe de atualizá-los sobre medidas de segurança cibernética, ainda mais porque todos os dias novos vírus são lançados.

6 - Acesso excessivo

Muitos usuários com acesso a dados importantes da empresa podem resultar em comprometimento da integridade da rede. O melhor a fazer é limitar o acesso com base na necessidade de conhecimento. No caso de profissionais de TI ou "superusuários", o acesso excessivo pode levar a falta de comprometimento com a segurança na rede.

7 - Problemas de backup de dados

A capacidade de restaurar seus arquivos e sistemas críticos para um estado anterior é muito importante na era dos ataques de ransomware. A recuperação total de desastres, independentemente de seus dados serem perdidos, corrompidos ou criptografados, requer a capacidade de retomar as operações imediatamente nos piores cenários.

Os backups externos são uma necessidade. As equipes de TI devem testar regularmente a capacidade da empresa de restaurar sistemas e arquivos, caso sofra uma violação ou outro tipo de incidente na rede.

Quer se aprofundar ainda mais no assunto? Separamos alguns artigos relevantes para você:

E aí, o que achou do conteúdo? Foi informativo? Então curta a nossa página no Facebook, Linkedin e siga nosso Instagram para obter mais dicas de contabilidade para a sua empresa!

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo