AEnova Tecnologia

Ok. Vou implantar o trabalho home office, e agora?

Foto de olia danilevich no Pexels
Spread the love

Com a grande demanda de trabalho home office, é importante esclarecer algumas dúvidas sobre os direitos e deveres tanto dos empregadores quanto dos colaboradores.

Esse período que estamos vivendo tem trazido muitas mudanças na vida de pessoas no mundo inteiro, principalmente no modelo de trabalho, que agora, muitas empresas adaptaram para o trabalho remoto.

Sendo assim, é comum surgirem muitas dúvidas em relação a essas mudanças, pois muitas dessas mudanças foram de repente, devido as medidas emergenciais que precisavam ser tomadas.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo alguns pontos para que você tire suas dúvidas sobre o trabalho home office. Continue com a leitura até o final do artigo para entender mais.

Medidas emergenciais

Diante do cenário que estamos vivendo, os empresários iniciaram uma corrida para conseguir continuar com suas atividades para que empresa consiga se manter e para não prejudicar os colaboradores.

Entre essas medidas emergenciais, o trabalho home office foi uma das principais ideias para manter os negócios e para manter os funcionários da empresa.

O trabalho home office não é uma novidade, ele já existe há algum tempo, devido as suas várias vantagens, algumas empresas já adotaram essa modalidade de trabalho mesmo antes da pandemia.

Para que uma empresa se adapte ao home office, é preciso muitas instruções, adaptação dos empresários e colaboradores e adaptações tecnológicas para que cada um possa trabalhar de suas casas com a mesma qualidade no serviço.

Normalmente, essas adaptações duram entre 3 a 6 meses, porém, com a pandemia pelo Covid 19, não houve esse tempo para adaptação, ou seja, foi uma surpresa tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Sendo assim, é comum que apareçam muitas dúvidas em relação ao trabalho remoto, visto que ninguém estava esperando por essa situação.

Quais as responsabilidades dos empregadores?

Para começar a tirar as dúvidas sobre as principais responsabilidades dos empregadores no trabalho home office, vamos começar pela dúvida mais procurada: E se o colaborador não tiver equipamentos em casa?

Bom, não existem nenhuma lei que obrigue as empresas a montar uma estrutura de trabalho na casa do colaborador, porém, é importante reconhecer que, se o funcionário não tiver essa estrutura, ele não poderá trabalhar.

Se o colaborador já tiver computador e internet em casa, é ótimo! Mas se ele não tiver, a empresa pode optar por fornecer essa estrutura para o colaborador.

Outra dúvida frequente é sobre benefícios como vale transporte e vale alimentação. O vale transporte nesse caso, poderá ser cortado, visto que não haverá mais uma deslocação até a empresa.

Porém, as necessidades alimentares sempre irão existir, sendo assim, o vale alimentação ou vale refeição deve permanecer, sendo responsabilidade da empresa, além do direito às férias, FGTS e 13º salário.

Além disso, é de responsabilidade da empresa a instalação de softwares que protejam as informações da empresa, que agora estão sendo acessadas diretamente pelo computador do colaborador.

O envolvimento do setor de TI no trabalho home office

Pode parecer muito simples apenas começar a trabalhar de casa usando seu próprio computador. Porém, para que isso seja possível, é preciso que o setor de TI implemente várias mudanças no sistema da empresa.

Com a alta demanda de trabalho home office, muitos profissionais qualificados na área de TI estão sendo contratados, tendo muita importância dentro da empresa para que o trabalho remoto seja possível de ser realizado.

São eles que monitoram e ajustam todo o sistema que conecta o computador do colaborador com as atividades da empresa.

Além disso, os sistemas de ponto também precisaram ser mudados, passando a ser de forma digital através de um sistema, e os profissionais de TI também precisam estar atentos a qualquer erro que possa acontecer.

O envolvimento do RH e do departamento jurídico no trabalho home office

O RH, sigla para o setor de Recursos Humanos, tem a função de contratar funcionários, treiná-los, definir qual cargo cada um irá ocupar dentro de uma empresa, além da gestão dos salários e benefícios.

Ou seja, mesmo com o trabalho home office, o setor de RH não irá deixar de garantir boas condições para que o colaborador se sinta pertencente a empresa e continue com todos os seus direitos de trabalhador.

É claro que, até os profissionais de RH irão estar trabalhando remotamente, cada um de suas casas, mas isso não irá impedir que cada um faça o que for preciso para garantir as melhores condições de trabalho.

Além disso, o profissional do RH também é responsável pelo planejamento da sua carreira dentro de uma empresa, mesmo que você esteja no trabalho home office.

Já o departamento jurídico, assim como o RH, tem muita importância para uma empresa. Isso, porque as mudanças em relação a legislação acontecem com muita frequência, e é preciso adequar a empresa a essas mudanças.

Sendo assim, principalmente com todas essas mudanças acontecendo no mundo inteiro, ter um departamento para cuidar de toda a parte legal da empresa é muito importante.

Quais as responsabilidades dos colaboradores para o trabalho home office?

O principal ponto que as pessoas precisam entendem sobre o trabalho home office, é que, os trabalhos e as responsabilidades continuam sendo os mesmos, o único item que muda, é o espaço físico para o trabalho.

Sendo assim, as mesmas responsabilidades que o colaborador tinha quando trabalhava no espaço físico da empresa, ele deverá ter em sua casa, entre essas responsabilidades, podemos destacar as seguintes:

  • Começar a trabalhar no horário correto (o mesmo de antes).
  • Controlar e não abusar dos horários de pausas, como o horário do almoço, por exemplo.
  • Não divulgar informações que são confidenciais para a empresa.
  • Evitar ao máximo qualquer tipo de distração que possa ocorrer em casa para que não afete a produtividade para o trabalho.
  • Ter suas horas de trabalho exatamente como era antes (geralmente 8 horas por dia).

Conclusão

Vimos neste artigo, alguns pontos que explicam melhor sobre as responsabilidades da empresa em relação ao trabalho home office, assim como as responsabilidades dos colaboradores.

Todos precisam se acostumar com essa modalidade de trabalho, e isso pode ser uma dificuldade para ambos os lados, porém, tudo pode dar certo com as estratégias corretas e com a colaboração de todos os setores da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.